Vocações

Orientação

Esta iniciativa é dirigida a alunos EPIS em frequência do 8.º e 9.º anos, com o objetivo de contactarem com boas práticas organizativas e bons exemplos de profissionais.

Vocações de Futuro – voluntariado empresarial

 

Com o objetivo de ajudar os jovens a pensar num futuro profissional, dando a conhecer bons exemplos de pessoas, empresas e carreiras, a EPIS desenvolve, desde 2011, programas de voluntariado com empresas Associadas e Parceiras.

No ano letivo de 2017/2018, foram desenvolvidos 8 programas de voluntariado com as empresas: Allianz, Banco de Portugal, CTT, CTT Explicações, ERC, Galp Energia Explicações, Sapec Agro e Zurich. Nestes programas de voluntariado empresarial foram acompanhados 246 alunos EPIS com o apoio de 9126 voluntários, num total de 2.951 horas de voluntariado.

Envolvimento de Associados e Parceiros epis

“Programa de Voluntariado Empresarial EPIS: Vocações do Futuro”

Programas de Mentoring em 2017/2018

Associado/Parceiro Escola Nº Voluntários Nº Alunos
Banco de Portugal Escola Secundária Fernando Namora
Amadora
30 32
SAPEC Escola Secundária Sebastião da Gama
Setúbal
9 10
Galp

Escola Básica 2,3 Mães d'Água
Amadora

[Explicaçoes]

38 15
YDreams Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
Amadora
8 8
CTT Agrupamento de Escolas Pedro d’Orey
Amadora

15

15

CTTa

Agrupamento de Escolas Pedro d’Orey
Amadora

[Explicaçoes]

10 15
ERC Várias Escolas 15 167
Allianz Escola Secundária Dr. Azevedo Neves / D. João V
Amadora
15 15
    126 246

Expedição EPIS

Dando continuidade à promoção das vocações e profissões através dos “Ateliês Vocacionais”, em 2014 e 2015, e da “Rota das Vocações “, entre 2011 e 2013, a EPIS organizou, a partir de 2016, a “Expedição EPIS” que premeia todos os anos os jovens com melhores resultados dos seus programas de recuperação escolar. Esta iniciativa é um roteiro pelo mundo de empresas que leva 50 alunos de escolas públicas, com idades entre os 15 e os 17 anos, a ter o primeiro contacto com o mundo profissional.

Este programa representou um melhoramento e aprofundamento do conceito da “Rota das Vocações de Futuro” e dos “Ateliês Vocacionais”, que permite aos jovens terem acesso a mais informação, conhecimento e experiências baseadas num determinado tema.

Expedição EPIS 2018

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria

Expedição EPIS 2017

Ver o Programa em PDF

Expedição EPIS 2016

Ver o Programa em PDF

Ateliês Vocacionais

Dando continuidade à promoção das vocações e profissões, em 2014 e 2015, a EPIS organizou  “Batismos profissionais” de curta duração (3 a 5 dias) para alunos EPIS, no 9.º ano de escolaridade, em empresas Associadas e Parceiras, ocupando o período de férias dos alunos – Natal, Páscoa, Verão.
Este programa representou um melhoramento e aprofundamento do conceito da Rota das Vocações de Futuro, que permitiu aos jovens ficarem mais tempo numa empresa para a conhecerem com maior detalhe.

Ateliês Vocacionais 2015 (2.ª Edição)

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria

Ateliês Vocacionais 2014 (1ª Edição)

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria

Rota das Vocações

A Rota das Vocações  foi uma iniciativa realizada entre 2011 e 2013 com o objetivo de premiar os alunos, acompanhados pela EPIS e que melhores resultados escolares apresentaram em cada ano letivo, levando-os durante uma semana num roteiro por várias empresas nacionais, com o objetivo de promover as profissões e alargar os horizontes destes jovens em relação às opções do mercado de trabalho.

3.ª Rota das Vocações de Futuro: A indústria em Portugal

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria

2.ª Rota das Vocações de futuro: à Descoberta das motivações

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria

1.ª Rota das Vocações de Futuro

Ver o Programa em PDF
Ver
Galeria