Aprender a ler e a escrever em Portugal

Este estudo tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o problema do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos de escolaridade em Portugal. Pretende-se colocar na agenda científica aquele que é considerado, por muitos, um dos mais graves problemas do nosso sistema educativo. Procurar-se-á responder às seguintes questões de análise: 

• Qual a incidência geográfica, social e organizacional do fenómeno do insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade? 
• Em que medida as dificuldades de aprendizagem da leitura explicam o insucesso escolar nos primeiros anos de escolaridade? 
• Que fatores explicam, e em que medida, as dificuldades de aprendizagem da leitura? Qual a relação existente entre as dificuldades de aprendizagem da leitura e a aprendizagem da matemática e do estudo do meio?
• Que fatores explicam, e em que medida, a resiliência do fenómeno da repetência no 2.º ano de escolaridade? 
• Como são apropriadas e concretizadas, pela escola, as medidas 
 

A apresentação púbica do estudo teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, a 22 de maio de 2017.