BOM ANO LETIVO DE 2020/21 PARA TODOS

Mensagem de Diogo Simões Pereira

BOM ANO LETIVO DE 2020/21 PARA TODOS

16 de setembro de 2020

Caros Associados e Parceiros da EPIS,
Caros alunos, famílias, professores e assistentes operacionais,
Caros mediadores EPIS e restantes equipas de trabalho e de projetos,

Esta semana iniciamos um ano letivo diferente de todos os outros das nossas vidas, em que a Saúde e a Segurança são a prioridade, mas em que a missão das comunidades educativas não pode ser esquecida – educar e desenvolver todas as crianças e jovens em Portugal, dos 3 aos 18 anos.
Para essa missão ser levada a cabo com sucesso, é necessário prestar atenção especial ao grupo de alunos e famílias mais vulneráveis. Essa é, desde sempre, a missão de inclusão social das escolas, autarquias e comunidades educativas de todo o país, mas também de organizações como a Associação EPIS.
 
Ao longo das últimas semanas, com a experiência dos meses de Março a Junho passados, as equipas da EPIS prepararam-se para o desafio que temos pela frente:

  1.    1 . Aderindo às regras de segurança previstas pela Direção-Geral de Saúde e pela Direção-Geral de Educação e disseminando-as a nível nacional;
  2.    2 .Preparando o retomar do trabalho metodológico dos diversos programas EPIS nas escolas, em modo presencial, em parceria com o Ministério da Educação, o Governo Regional dos Açores e Autarquias de todo o país;
  3.    3 .Planeando e aperfeiçoando os processos de trabalho remoto com os alunos e também com as famílias, de modo a serem um complemento da escola presencial desde já e, se necessário, um adequado e rápido substituto.
  4.  

Com todas as dificuldades que teremos de enfrentar nos próximos meses, a missão da EPIS tem de continuar presente de forma muito clara e simples no nosso espírito, todos os dias: promover o sucesso escolar e o desenvolvimento de todos os alunos em Portugal. Esse é o compromisso da Associação EPIS.
Nestas primeiras semanas deste novo ano letivo, é prioritária a identificação rápida de todas as situações – novas e continuadas – de alunos e de famílias com sinais de riscos e vulnerabilidades ao nível educativo, mas também ao nível social, económico e, em particular nesta fase, sanitário. Este é um objetivo em que a EPIS trabalhará, como sempre, de mãos dadas com as escolas, autarquias e redes de apoio social locais.
 
Para o desafio do ano letivo de 2020/21 precisamos da ajuda de todos: Associados e Parceiros da EPIS, comunidades educativas locais, mediadores EPIS e equipas EPIS.
Contamos convosco. Contem connosco.
Bom ano letivo de 2020/21 para todos!
 
Diogo Simões Pereira
Diretor-geral da Associação EPIS