Ligação à escola ( filhos)

Enquanto a ligação à escola se mantiver num nível razoável, é mais fácil encontrar estratégias para compensar ou resolver dificuldades de aprendizagem. Um “desligamento” acentuado, vai tornar mais difícil envolver o seu filho em procedimentos de compensação ou remediação

Identifique indicadores precoces de desvinculação e afastamento em relação à vida escolar. Pergunte-se: O meu filho gosta de ir à escola? Sente que o pessoal escolar gosta dele? Tem algum professor favorito? Sente que os colegas o aceitam? Sente-se integrado ou gostaria de estar noutra escola? Pertence a algum clube, equipa ou associação?

Identifique indicadores precoces de desvinculação e afastamento em relação à vida escolar. Pergunte-se: O seu filho considera a escola importante para ter êxito na vida? Preocupa-se com as notas que tem e em ser um bom aluno? Verbaliza o seu entusiasmo numa vida profissional precoce? Utiliza verbalizações negativas para referir assuntos e temas relacionados com a escola?

O cérebro funciona melhor quando gostamos daquilo que fazemos. O mesmo acontece nas aprendizagens: a atenção, o raciocínio, a compreensão e a memória são estimuladas pelas emoções positivas. É importante que o seu filho sinta prazer em andar na escola e em aprender novas matérias e competências.

Mostre interesse pelos progressos do seu filho. Reforce os seus esforços. Refira-se com entusiasmo às suas conquistas.

Partilhe com o seu filho as suas próprias experiências escolares. Reforce a relação existente entre sucesso escolar e realização pessoal. Premeie o esforço mais do que o talento.