Avaliação experimental dos resultados do programa mediadores epis entre 2014 e 2016

O primeiro período de funcionamento do programa Mediadores (2006/2009) foi avaliado em 2010, pelo Prof. Pedro Martins - Queen Mary, University of London-, tendo sido identificados vários resultados positivos, nomeadamente em termos de redução do insucesso escolar. Estes resultados mereceram ampla divulgação nacional e internacional, em cerca de 30 outros estudos e relatórios. O estudo, apresentado em março de 2017, incidiu sobre um período mais recente (2014/2016) e baseou-se na avaliação experimental, considerada o padrão ouro em termos de rigor e aceitação internacional. 

A utilização desta abordagem, cada vez mais privilegiada junto da comunidade académica e de várias organizações internacionais, permitiu aumentar a visibilidade do programa, bem como o seu potencial em termos de implementação noutros países. A avaliação do programa resultou da comparação do desempenho escolar entre jovens sinalizados participantes e jovens sinalizados não participantes. Esta metodologia garante que, em termos médios, eventuais diferenças de desempenho entre os dois grupos possam ser atribuídas exclusivamente à participação no programa. Quando comparados os dois subgrupos de jovens, verificou-se que aqueles que foram selecionados (aleatoriamente) para o acompanhamento pelos mediadores apresentam um desempenho escolar significativamente superior àqueles que não foram acompanhados pelos mediadores.

Esta diferença corresponde a um aumento de mais de 10% na probabilidade de não retenção, efeito esse resultante exclusivamente da participação plena no programa dos mediadores. Excluindo os cerca de 200 jovens que, por motivos vários (transferência de escola, emigração, interrupção prolongada), foram selecionados mas não participaram na mediação, os efeitos tornam-se ainda mais expressivos, chegando um aumento de mais de 14% na probabilidade de não retenção em ambos os anos ou ainda um aumento de cerca de 80 jovens a não reprovar nenhum ano neste período de 2 anos.
 

 

 

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