Resumo do Programa

Escolas de Futuro

Programa Rumo ao Futuro

No âmbito do projeto Escolas de Futuro, o programa “Rumo ao Futuro” é uma ferramenta de envolvimento que reúne quatro formas distintas de trabalho com os Diretores de Escolas:

  • Fórum Nacional Escolas de Futuro - conceito de reunião nacional, realizada anualmente, para orientação e partilha de resultados e experiências de sucesso das escolas envolvidas no projeto;
  • Liderança 360º - organização de programas de formação com instituições de referência ou workshops monotemáticos, com oradores líderes na área académica ou empresarial, focados no reforço de competências;
  • Siga o Mestre - organização de master classes com oradores líderes empresariais focados na partilha de boas práticas de gestão;
  • Tango – programa de voluntariado que proporciona o emparelhamento escola – empresa, com o objetivo de introduzir boas práticas de gestão empresarial em ambiente escolar.

Fórum Nacional Escolas de Futuro

Em parceria com as Direções de Educação, são realizadas reuniões gerais com todas as escolas, com o objetivo de partilhar o estado de avanço dos projetos.

Liderança 360º

Este módulo configura um programa de formação com oradores líderes empresariais e académicos, que perspetivam o reforço de competências assentes em áreas centrais da gestão escolar
Fundação EDP “A mudança em contexto social”,
Sérgio Figueiredo
Janeiro 2010
Renova “A inovação em contexto empresarial”,
Paulo Pereira da Silva
Janeiro 2010
Jose de Mello “A avaliação no sector da saúde”,
Rui Diniz
Maio 2010
Universidade Católica Portuguesa “Os sistemas de avaliação de escolas utilizados em Portugal”,
Rodrigo Queiroz e Mello
Janeiro 2010
Universidade Católica Portuguesa “O balanced scorecard aplicado à gestão de escolas”,
Paulo Pardal
Fevereiro 2012
Fundação EDP e Lean Academy Portugal “LEAN: Faça mais com menos. Promover a eficiência de recursos na escola”,
Sérgio Caldeirinha
Outubro 2013

Siga o mestre

Em parceria com Associados e Parceiros da EPIS, esta iniciativa tem como objetivo partilhar bons exemplos empresariais que sirvam como inspiração para a conclusão com sucesso da fase de implementação de boas práticas de gestão em ambiente escolar.
Bial “Boas práticas de gestão no setor farmacêutico”,
1 de Julho de 2010
Açoreana Seguros “Fusão das Seguradoras Açoreana e Global”,
26 de Janeiro de 2011/td>
BA “Porque nos achamos diferentes? O que fazemos melhor?”,
23 de Fevereiro de 2011
Unicer “À conversa com o Dr. António Pires de Lima”,
22 de Março de 2011
COTEC “Criatividade e Inovação”,
2 de Maio de 2011
Fresenius Kabi “Fresenius Kabi - Boas práticas no setor da saúde”,
19 de Maio de 2011
Galp Energia “Comunicação e envolvimento organizacional”,
31 de Maio de 2011
Galp Energia “Criação de valor”,
17 de Outubro de 2011
Merck Sharp & Dohme “Gestão de talentos”,
24 de Janeiro de 2012
Banco de Portugal “Perspectivas dos desafios da Educação nas escolas e na comunidade civil”,
12 de Abril de 2012
LEYA “Educação de Futuro, desafios da Leya”,
13 de Abril de 2012
Recer “Recer: 35 anos de criação de valor”,
16 de Maio de 2012
Câmara “Marketing Escolar: um instrumento para a criação de valor nas escolas”,
24 de Maio de 2012
YDreams “Inovação Tecnológica - o Processo da Transformação”,
19 de Maio de 2013
Bosch “Grupo Bosch - Uma indústria tecnológia ao serviço da sociedade moderna”,
7 de Junho de 2013

Tango

Em parceria com empresas Associadas e Parceiras, a EPIS assume um papel de promotor do emparelhamento entre equipas de gestão das escolas e quadros de empresas, com o objetivo de implementação de boas práticas de gestão organizacionais em ambiente escolar.
Associado Escola Compromisso inicial Lançado em Voluntários
Central Cervejas e Bebidas ES/3
Reynaldo dos Santos
Vilafranca de Xira
  • Motivação dos colaboradores
  • Estratégias de mobilização de chefias intermédias
  • Delegação de competências
28 de Março 2011 4
Galp Energia AE de Aveiro
Aveiro
  • Racionalização de custos
  • Procedimentos de emergência
    Segurança no trabalho (CEF’s)
17 de Maio 2011 2
Galp Energia AVE Barbosa do Bocage
Setúbal
  • Comunicação e visibilidade/li>
  • Controlo de qualidade e delegações de competências/li>
  • Auto-avaliação estruturada
13 de Julho 2011 2
BES AE Gualdim Pais
Tomar
  • Coordenação e supervisões de equipas
  • Gestão de eficácia pessoal
  • Formação comportamental
4 de Julho 2011 3
EDP EBI da Abrigada
Abrigada
  • Visitas de estudo
  • Formação metologia LEAN
  • Implementação metologia LEAN
3 de Novembro 2011 6
Unicer EB2/3 de São Mamede de Infesta
Matosinhos
  • Visitas de estudo e palestras
  • Criar espaço para divulgação de ações
  • Formação em gestão e liderança
3 de Janeiro 2012 3
Victor Guedes EB Dr. Solano de Abreu
Abrantes
  • Desenvolvimento de sistema de comunicação interna comum às duas organizações
24 de Abril 2012 4
YDreams EBS Luís de Camões
Constância
  • Desenvolver formas de comunicação organizacionais
  • Focalizar objectivos centrais da organização em detrimento dos objectivos laterais e individuais
  • Desburocratização de processos e capacitação para a mudança.
14 de Novembro 2012 3
Iberdrola EB 2/3 Pombais
Odivelas
  • Formação nos âmbitos: ética e responsabilidade corporativa; planos estratégicos focados no compromisso, responsabilidade e envolvimento nas metas e objectivos
21 de Novembro 2012 2
Bosch Escola Secundária de Estarreja
  • Mecanismos de Comunicação interna
  • Gestão de tempo e organização interna/estrutura
  • Dinâmica de report
  • Avaliação de colaboradores
  • Otimização de recursos
15 de Abril 2013 3
Bosch AE de Vagos
  • Mecanismos de Comunicação interna
  • Gestão de tempo e organização interna/estrutura
  • Dinâmica de report
  • Avaliação de colaboradores
  • Otimização de recursos
15 de Abril 2013 3
EDP AE da Zona Urbana da Figueira da Foz
  • Implementação da metodologia LEAN em ambiente escolar
17 de Setembro 2013 3
EDP EB 2,3/S Luís de Camões
Constância
  • Implementação da metodologia LEAN em ambiente escolar
8 de Outubro 2013 3