Validação dos resultados
do programa
Em Março de 2017 foi apresentado um estudo pelo Prof. Pedro Martins - Queen Mary, University of London -, que incide sobre dados de 2015 – 2016, baseado numa metodologia, a avaliação experimental, considerada o padrão ouro em termos de rigor e aceitação internacional.
A avaliação do programa resultou da comparação do desempenho escolar entre jovens sinalizados participantes e jovens sinalizados não participantes. Esta metodologia garante que, em termos médios, eventuais diferenças de desempenho entre os dois grupos possam ser atribuídas exclusivamente à participação no programa.
Quando comparados os dois subgrupos de jovens, verificou-se que aqueles que foram selecionados (aleatoriamente) para o acompanhamento pelos mediadores apresentam um desempenho escolar significativamente superior àqueles que não foram acompanhados pelos mediadores. Em termos concretos, o primeiro grupo exibe uma diferença de 4,8 pontos percentuais na percentagem de aprovações em ambos os anos. Esta diferença corresponde a um aumento de mais de 10% na probabilidade de não retenção, efeito esse resultante exclusivamente da participação plena no programa dos mediadores, como referido em cima.
Excluindo os cerca de 200 jovens que, por motivos vários, foram selecionados mas não participaram na mediação, os efeitos tornam-se ainda mais expressivos, chegando a 9.9 pontos percentuais (comparando com o valor anterior de 4.8 percentuais) ou um aumento de mais de 20% na probabilidade de não retenção em ambos os anos ou ainda um aumento de cerca de 80 jovens a não reprovar nenhum ano neste período de 2 anos.
Os resultados da EPIS são ainda corroborados por outros programas de capacitação das competências não-cognitivas nas escolas, referidos em trabalhos científicos de James Heckman (Prémio Nobel da Economia em 2000) e Tim Kautz: “Hard evidence on soft skills” (IZA discussion paper N.ª 6580), de Maio de 2012; “Fostering and Measuring Skills: Improving Cognitive and Non-Cognitive Skills to Promote Lifetime Success” (IZA discussion paper No. 8696), de Dezembro de 2014. O programa da EPIS e o estudo do Prof. Pedro Martins são referidos em ambos os trabalhos de Heckman e Kautz.