Introdução
Neste início de ano letivo de 2013/2014, a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social quer dar início à divulgação de indicadores quantitativos da evolução da Educação em Portugal, que tem recolhido desde 2007, em dezenas de escolas por todo o país.
Com esta partilha, a EPIS quer contribuir para a reflexão contínua e necessária sobre a Educação e a Escola em Portugal, de um modo objetivo e suportado em informação quantitativa.
Desde 2007/2008, no âmbito do programa “Mediadores para o sucesso escolar”, a EPIS construiu e recolheu um conjunto de indicadores de “base nacional” – Barómetro EPIS -, referentes a milhares de alunos do 3.º Ciclo (12+ anos), em concelhos de todo o país.
O Barómetro EPIS está organizado em quatro grandes grupos de indicadores, focalizados nos alunos e famílias, nas escolas e na envolvente territorial da comunidade e do tecido económico e social. O Barómetro EPIS é um instrumento de análise por aluno/família, por turma, por ano, por escola, por concelho e por grupo de concelhos (“base nacional”).
Este instrumento foi desenvolvido pela equipa de gestão da EPIS e por uma equipa de professores universitários constituída pelos Professores José Manuel Canavarro, Carlos Fernandes da Silva, Luísa Barros, Daniel Rijo, Paulo Nossa, Ana Isabel Pereira e Ana Rita Goes.
Quando analisamos estes indicadores e a sua evolução, a partir de amostras de 2007/2008 (15.759 alunos), 2010/2011 (4709 alunos) e 2012/2013 (2999 alunos), podemos tirar muitas pequenas conclusões e, em conjunto, formar uma opinião mais robusta sobre a evolução da Educação e da Escola desde 2007.
Em particular, pela natureza da sua intervenção, a EPIS quis dar destaque ao que se passa, no terreno, a nível dos atores do processo educativo: (I) se os comportamentos e rotinas dos alunos e famílias estão a evoluir bem, (II) se as escolas são agora espaços melhores de aprendizagem e se os diretores de escola e professores cumprem melhor a sua missão, e (II) se o tecido económico-social e a comunidade apoiam as famílias e os projetos educativos.
A EPIS acredita que este Barómetro tem boas notícias sobre Educação em Portugal. Mas a reflexão e balanço finais competem a cada leitor.
A EPIS acredita que este Barómetro tem boas notícias sobre Educação em Portugal. Mas a reflexão e balanço finais competem a cada leitor.
Diogo Simões Pereira
Diretor-geral Associação EPIS