EQUIPA METODOLÓGICA DA REDE DE MEDIADORES (2.º E 3.º CICLOS)

Carlos Fernandes da Silva

Coordenador da Equipa

Carlos Fernandes da Silva, professor catedrático na Universidade de Aveiro (Departamento de Educação e Psicologia) e psicólogo com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, bem como especialidades avançadas em Neuropsicologia e Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Pós-graduado em Neurociencias pela Universidade de Oxford, UK. Membro da Association for Psychological Science (USA). Mais de 100 publicações científicas nacionais e internacionais. Uma patente (em co-autoria com Prof. Sandra Figueiredo) na área da aprendizagem da Língua Portuguesa por falantes de dez línguas diferentes. Secretário da CPCJ de Mira.

Daniel Rijo

Daniel Rijo é doutorado em Psicologia, é Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, onde investiga e ensina nas áreas clínica e forense. Investigador do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia), tem estado envolvido em projetos de investigação na área das perturbações da personalidade e do comportamento antissocial. Tem colaborado com instituições públicas e privadas em diversos cursos de formação para professores e psicólogos em áreas como: indisciplina escolar, comportamento desviante, psicoterapias das perturbações da personalidade, Terapia Focada nos Esquemas e entrevista motivacional com doentes difíceis. Em parceria com o Ministério da Justiça, tem desenvolvido projetos de intervenção e de investigação na prevenção e reabilitação de jovens e adultos agressores, incluindo agressores conjugais. É membro e supervisor credenciado da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas, da Associação Portuguesa de Mindfulness, sócio fundador da Associação dos Países de Língua Portuguesa para o estudo do Stress Pós Traumático e membro fundador da International Society for Schema Therapy, oficialmente fundada em Coimbra, tendo sido reconhecido como Certified Schema Therapist em 2009. É autor de diversos artigos de investigação publicados em revistas nacionais e internacionais, de capítulos de livros, de manuais de intervenção psicoeducativa, de ensaios de opinião, de instrumentos de avaliação psicológica e de adaptações de instrumentos e entrevistas de avaliação e diagnóstico. As suas atuais áreas de investigação incluem estudos da eficácia de programas de reabilitação em contextos forenses, a reabilitação de agressores conjugais nas intervenções comunitárias, psicoterapias de terceira geração com menores agressores e a psicopatia infantil e juvenil.

Paulo Nuno Nossa

Licenciado em Geografia (1991) e Geografia - Ramo Educacional (1992).
É doutorado em Geografia (2005) e, no presente, È docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Coordenador da Licenciatura.
Acumula experiÍncia diversa nos domÌnios do combate ao abandono escolar bem como na prevenção e promoção da saúde e políticas de população.
Foi coredactor do Plano nacional de Luta Contra a SIDA (2004 - 2006) e Coordenador da Unidade de Prevenção da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.
Desde 2007 colabora com a equipa metodológica da EPIS.
Possui diversos artigos/capítulos publicados em revistas nacionais e internacionais no domÌnio da educação, saúde e geografia.