Mediadores
Mentores epis
O acompanhamento em proximidade de cerca de 12 000 alunos e os resultados que temos vindo a alcançar, contribuindo anualmente para aumentar o sucesso escolar, criou a oportunidade de desenvolver um instrumento de disseminação e acompanhamento remoto da metodologia EPIS com o objetivo de cobrir todo o território nacional.
Assim, em 2013, a EPIS lançou o programa Mentores EPIS.
Esta iniciativa pretende ajudar técnicos da área da educação de todo o País a realizarem um trabalho de capacitação mais eficaz, suportado em metodologias adequadas, e mais eficiente, com recurso aos nossos processos e sistemas informáticos.
A EPIS disponibiliza parte dos conteúdos que integram a sua metodologia base (Rede de mediadores para o sucesso escolar), plataforma informática para registo e acompanhamento dos progressos e apoio metodológico a todos os técnicos que pretendem seguir o método EPIS de mediação para o sucesso escolar, em particular os antigos mediadores dos nossos programas.
Os Mentores EPIS têm oportunidade de assistir a uma formação presencial (7 horas) no início de cada ano letivo e de ver garantido o acompanhamento remoto da implementação do programa.
Comparação entre Programa de Mediadores e Mentores epis
As sugestões de intervenção disponíveis em Guiões EPIS são dirigidas a alunos identificados com recurso ao instrumento de identificação de sinais de alerta (disponível em plataforma informática), a Pais e Professores.
No quadro seguinte estão descritos os aspetos em comum e os distintivos entre o modelo EPIS de mediação e o programa Mentores EPIS.
| Mediadores | Mentores | ||
|---|---|---|---|
| Perfil dos recursos humanos | Perfil | Psicólogos, assistentes sociais, professores e outros técnicos da área da educação | |
| Dedicação (tempo alocado) | Total 100% | Parcial (de acordo com disponibilização do mentor) | |
| metodologia | Âmbito de atuação | Escola ou outra intituiçao fora da sala de aula | Escola ou outra intituiçao dentro ou fora da sala de aula |
| Compromisso | Contratualização com EPIS a 3 anos (lógica de ciclo) |
Compromisso individual | |
| Sinalização de alunos com risco | Screening de sinalização de risco | Instrumento de identificação de sinais de alerta | |
| Intervenção com alunos | Individual e personalizada - Adaptada ao perfil de risco do aluno | Adaptada à identificação de sinais de alerta e dirigida a grupos de alunos selecionados | |
| Intervenção com pais | Intervenção individual adaptada ao perfil de risco da família + Intervenção Universal dirigida a grupo de pais | Intervenção Universal dirigida a grupo de pais | |
| Intervenção com professores | Universal | ||
| modelo operativo | metodologia | Metodologia EPIS de mediação - completa | Metodologia EPIS de mediação - parcial |
| Definição de planos individuais de intervenção | Sugestões de intervenção para alunos selecionados | ||
| formação | Formação contínua em Academia EPIS + Formação e acompanhamento em Coaching presencial no terreno | Formação inicial em Academia EPIS (7 horas) + Formação eventual e acompanhamento remoto da implementação do programa no terreno com recurso a TI’s | |
| supervisão/acompanhamento | Supervisão presencial no terreno | Acompanhamento remoto | |
| reporte | Obrigatório a Coordenador EPIS | Facultativo | |
| apresentação de resultados | Periódica e obrigatória a EPIS e parceiros | À hierarquia do Mentor | |
Proposta de valor / mentores epis
Guiões de trabalho
Os Guiões de trabalho Mentores EPIS foram desenvolvidos com o objetivo de apresentar um pacote de estratégias e técnicas de intervenção que possam ser úteis para técnicos da área da educação como forma de aumentarem a eficácia das suas intervenções com alunos do 3º ciclo do ensino básico.
Estão disponíveis guiões de intervenção para três áreas (Aluno, Família, Escola-Professores) e uma secção com recomendações para trabalho em rede.
Todos os guiões de intervenção estão descritos segundo uma determinada estrutura descritiva: (pressupostos da técnica, objetivos, tipo de sessão, número de sessões, periodicidade, duração prevista, materiais, procedimento passo a passo, recomendações e contraindicações).
Em cada Guião encontrará a indicação dos anexos necessários para a sua dinamização.
Guiões de intervenção Aluno
Os guiões para intervenção com alunos, compilam sugestões de aplicação de algumas técnicas que permitem trabalhar comportamentos diretamente relacionados com o estudo e tarefas de aprendizagem e de outras que serão mais úteis na modificação de comportamentos interpessoais associados a problemas relacionais, quer com pares quer com superiores.
Clique nos botões para visualizar o respectivo Guião
10 Sessões de trabalho 7 horas e 30 minutos de intervenção
Guiões de intervenção Famílias
Clique nos botões para visualizar o respectivo Guião
Recomendações para trabalho em rede
Recomendações para técnicos que pretendam utilizar recursos da rede comunitária